formats

Eu não sou do tipo de pessoa que adora gerar uma polêmica, porém adoro discutir, argumentar e para isso pesquiso sobre o assunto, nem que for uma olhadinha rápida no pai Gúgol.

A primeira vez que eu tive contato com o assunto Herbalife foi quando eu trabalhava de promotora, em 2007 por aí, um carinha veio me dizer que vendia Herbalife e eu fiquei com cara de picolé de chuchu pois nem sabia o que era até pesquisar sobre. Hoje em dia com minha nova vida saudável eu nem lembrava que esses produtos existiam, porém quando entrei aqui na nova agência e todos ficaram sabendo que faço reeducação alimentar, descobri que um dos diretores de arte almoça shake praticamente todos os dias. A chata aqui começou a “pregar” que tomar shake não era saudável, era muito artificial, que ir no quilo comer salada, grelhado, arroz e feijão era muito mais saudável e praticamente o mesmo preço. Como meu primeiro nome é curiosidade, decidi que hoje ia fazer diferente, ia ter a experiência de almoçar com ele no tal “Espaço saudável” que é onde servem as denominadas refeições para ter minha opinião e até mesmo mudar de opinião.

Antes de ir, fiz uma pesquisa rápida sobre a marca que fixa bem a ideia de que os produtos tem todos os nutrientes que o corpo precisa, mantem disposição e boa forma e se preocupa com esporte e fitness. Levantei também algumas experiências através da Fan Page e dos grupos #pensandomagro e #bymarinafitness e os relatos na maioria foram positivos, com pessoas dizendo que os chás são aliados na reeducação alimentar mas a maioria não troca refeições todos os dias como manda o programa. Algumas disseram que emagreceram bastante mas voltaram a engordar porque é muito difícil se alimentar só com estes produtos, chega a dar ânsia só de pensar.

relatos1

 

 

relatos2

Enfim, achei que teria mais reclamações mas em geral as pessoas que responderam se deram bem com os produtos e realmente perderam medidas.

Agora vamos à minha experiência.

Quando comentei aqui na agência que queria ir lá para postar no meu blog, algumas pessoas se prontificaram a ir comigo e uma estava no mesmo barco que eu: nunca tinha tomado Herbalife.

O espaço não tem nenhuma placa ou coisa do tipo porque é uma “lei” deles não divulgarem abertamente, então cheguei lá e parecia uma coisa ilegal, um prédio onde um médico carniceiro estava prestes a fazer um aborto. Entrando na salinha fui recebida por um rapaz todo serelepe sorridente que cumprimentou com beijo como se eu fosse da família e começou a puxar assunto com o resto do pessoal, sendo que a primeira coisa que ele falou foi que o shake não dá fome porque tem todos os nutrientes que o corpo precisa.

Como era minha primeira vez lá, me mostrou fotos de antes e depois, falou do programa, sempre com tom bem alegre e interessado.  Parecia meio que uma lavagem cerebral, ele era um robozinho falando super bem da marca e acredito que quem é adepto do programa vira sim um discípulo.

O espaço

O espaço

O primeiro passo da refeição é chegar no “self service” e tomar um chá no qual o princípio ativo é o guaraná que, segundo ele, dá energia para quem está indisposto e regula a energia de quem está eufórico… Se eu mostrasse interesse ele falaria também que cura hemorróidas, talvez. Tomei um gole do chá e não tem gosto, só cheiro, achei que seria bem pior, porém só deste primeiro chá é em torno de 400 ml, então no quarto gole eu já estava fazendo careta.

Chá

De acordo com o cartaz, proporciona energia e disposição, trabalha o cérebro e a concentração, diminui e equilibra a ansiedade e agitação.

O segundo chá tem poder de desintoxicação e também não tem gosto de nada, mais 400 ml de puro sabor e prazer só que não.

DSC_2392

Isa que também foi pela primeira vez. De acordo com o cartaz, o chá é a base de ervas aromáticas, trabalha na hidratação do organismo (oh!), desEEEntoxicação (estava escrito assim, com E), queima da gordura abdominal.

Aí vem a parte mais interessante: o SHAAAAKE (leia com um efeito bacana no pensamento). Pedi para ele a informação nutricional e sempre atencioso, deu a embalagem na minha mão. Confesso que não estudei a embalagem mas tirei foto para mostrar aqui. Existem vários sabores de shakes e eu já havia ouvido falar que não tinham gosto de nada, porém pedi o de baunilha com cookies (alô #gordinha) e realmente é gostoso! Vem até com cookies que não sei o que são.

Amplie

Amplie

Preparando os shakes

Preparando os shakes

Enquanto tomava o shake comecei a ler as embalagens dos outros produtos, porque a Herbalife vende até cosméticos! Olhei primeiro o da sopa e fui direto no sódio: 1 pacotinho tem 19% da recomendação diária de sódio. Tem também uma porcentagem de gordura saturada mas tem bastante fibras e nutrientes que fica a dúvida se são sintéticos/industrializados ou naturais.

Sopa

Sopa

Aí foi a vez da barrinha de proteína que confesso que quando vi no site, até pensei que seria útil comprá-la para depois da academia. Mas quando vi no Espaço saudável que custa R$ 7,50 uma barrinha e é cheia de açúcar, gordura saturada e gorduras totais, desencanei.

DSC_2402

Barrinha

Bom, agora o veredicto:

Lembrando apenas que é minha opinião, que não sou médica, não sou nutricionista e muito menos vendo Herbalife, acho que encarar um shake algumas vezes na semana como complemento da refeição ou como substituta de um jantar ou pós treino é até válido. O shake é realmente gostoso e pelo tanto de promessa (eu não acredito que realmente tenha tudo aquilo de nutriente e pesquisas mostram que não tem mesmo), mal não faz. A única advertência que o próprio tiozinho lá falou é que tem que tomar muita água pro organismo absorver tudo corretamente e para não dar problema renal, afinal, é tudo em pó!

Acho que tudo é muito caro sendo que a única vantagem é a praticidade. Todos os chás são diuréticos, todos os shakes com frutas frescas, cereais e grãos tem nutrientes, todas as sopas de legumes frescos são saudáveis. Para um dia que realmente não deu tempo de preparar algo natural vale a pena, mas eu ainda continuo “perdendo um tempinho” preparando meu alimento o menos industrializado possível.

Veja aqui receitas para começar a dieta.

E sustenta? Olha, eu estou sentindo uma sensação estranha. Os chás (depois de tomar 800 ml) realmente fizeram efeito pois fui 5x ao banheiro só escrevendo este post. Estou bem estufada porém não estou satisfeita e passei a sentir um pouco de enjôo e tontura agora na parte da tarde, não sei se foi o shake ou se é a gripe, mas antes não estava me sentindo assim. Tentando explicar um pouco o que estou sentindo, é como se tivesse uma almofada na boca do meu estômago, porém se me dessem um Whopper duplo agora eu comeria com o maior apetite.

Esquisito, né? Claro que não dá para levar em consideração apenas uma refeição, muito menos ver resultados em meu corpo, mas serviu como experiência para minha curiosidade e para mudar um pouco minha opinião sobre o tal shake milagroso.

Eu não fiquei super empolgada em trocar minhas refeições por shake, como eu disse, no calor até encaro tomar no lugar do jantar alguns poucos dias da semana, mas acho que não compensa sendo que tenho tempo de preparar uma vitamina natural.

Além do mais, vejo muita gente dizendo que não gosta de verduras e legumes, enjoa de comer grelhado/cozido todos os dias, não gosta de sopa… mas viver tomando shake e chá sem gosto tudo bem?

E você? Já tomou Herbalife? Conte seu relato!

Galerinha da agência que foi "almoçar" lá. Quem sempre toma é o Bruno, o do meio.

Galerinha da agência que foi “almoçar” lá. Quem sempre toma é o Bruno, o do meio.