Primeiros passos de patins – parte 2

Inhaí! Como você já sabe eu sou a chata do patins e quero que o mundo patine. O post mais comentado aqui do blog é sobre primeiros passos de patins e vejo que mesmo assim os leitores ainda tem muitas dúvidas.

Antes de mais nada, eu não sou profissional e muito menos sei a fundo do que estou falando huahuah eu só patino e convivo com pessoas que praticam o esporte então falo mais por experiência própria do que por manjar muito dos paranauê.

Separei algumas das perguntas que mais me fazem e as respondo no 3.

1…

2…

3!

Patinar emagrece?

Eu emagreci 22 quilos. Isso responde sua pergunta?

Um passeio no parque gasta em média 400 calorias por hora, enquanto slalom – manobras em pequenos cones – gasta até 800 calorias por hora. Além disso, fortalece pernas, glúteos, coluna e abdômen.

Qual numeração de patins devo comprar?

Aconselho a comprar exatamente o número que você calça. Eu calço 38 e meus patins, mesmo sendo de marcas diferentes, são todos 38. Seeeeeee você comprar pela internet sem provar antes, pode comprar 1 ou 2 números maiores para garantir, aí se lacear ou ficar grande, usa com 2 meias grossas.

Na minha cidade não tem loja de patins. Onde compro?

O esporte está se popularizando muito então é raro cidade onde não venda patins. Existe até em hipermercados como o Extra, loja de esportes como Decathlon e também lojas de surf em shoppings. Se for comprar pela internet, pesquise bem a reputação do site. No primeiro post sobre primeiros passos de patins indico algumas lojas e também grupos no Facebook se quiser comprar usado.

Quais são as melhores marcas?

Se você nunca nunca nunca na sua vida andou de patins e neeem sabe se vai gostar, aconselho primeiramente a ir em algum parque ou pista de patinação e alugar um patins. Curtiu patinar mas não sabe se vai ter tempo e vontade de ir mais vezes? Compra um patins que quebre o galho. A marca Oxer é boa para quem se enquadra nisso. As que recomendo e são boas porque já testei ou conheço quem tem – tanto para passeio quanto para manobras – são Traxart, Fila Skates, Rollerblade, Powerslide e Seba Skates.

 banner lateral desconto patins

Tenho problemas no joelho e na coluna. Posso patinar?

Vai procurar um médico! Apesar da maioria das modalidades de patinação não terem impacto, é sempre bom fazer uma avaliação física. Isso vale para qualquer esporte.

Sou velho e/ou gordo. Posso patinar?

Pode! Quero dizer, patinação não tem idade a não ser que o médico não permita. Conheço senhorzinhos que estão aprendendo agora a patinar e fico muito feliz com isso. Já o peso, eu comecei a patinar com 100 kg. Algumas marcas de patins especificam o peso máximo que suportam, como Fila Skates que se não me engano é 130 kg. Tem uns tourinhos que patinam comigo que devem pesar mais que isso, mas é sempre bom enviar um e-mail para a marca antes de comprar fazendo este questionamento.

Qual é a melhor modalidade?

Vai do seu gosto. Existe fitness, speedy, derby, street, freestyle, bla bla bla pesquisa no Google. A que eu pratico é freestyle, mas realmente a escolha é sua.

Qual a média de preços?

Fitness R$ 350,00. Freestyle R$ 600,00. Os outros não tenho ideia.

Onde patinar?

Se você é de SP, opção não falta. Falo especificamente de São Paulo porque sou daqui, não sei bem em outros estados mas se você conhece comenta aí que eu atualizo. Em São Paulo tem os parques Ibirapuera, Villa Lobos, Belém, das bicicletas entre outros. O Ibirapuera tem uma parte coberta que é a marquise, então faça chuva ou faça sol, dá pra patinar. Se quer um local fechado, tem a Roller Jam que tem o piso perfeito, mas paga pra entrar, óbvio, e você pode alugar patins ou levar o seu. Vejo que muitos shoppings estão montando pistas de patinação, inclusive no gelo, fique de olho nos shoppings da sua cidade. Isso sem contar as ruas. Vale um passeio pelo bairro pra procurar ruas calmas e com asfalto bom, sempre usando as proteções e pelamordideus não seja atropelado hahaha.

Onde achar grupos de patinação?

No Facebook! É só digitar patins, patinação, slalom, roller ou qualquer coisa do gênero mais o nome da sua cidade ou estado que certeza que vai aparecer algo. Alguns são por nomes de grupo aí fica um pouco mais difícil. Por exemplo: Patinadores do Parque do Ibirapuera, Slalom Sorocaba e Votorantim, Curitiba Slalom Club e Patinar em Santos. No Ibira ficamos na marquise, ao lado do restaurante The Green. Cola na goma =P

Como aprender a patinar?

Você pode pagar professores que dão aulas em parques, por exemplo no Ibirapuera tem o Robson Corvo, facílimo de achar no Google. Você pode ver vídeos no Youtube e ir treinando no corredor de casa, em parques ou na rua. Ou você pode fazer como eu e ser maior cara de pau grudando em quem tá lá no parque patinando, pedindo pra patinar junto e ensinar. Sério, eu fiz muito isso, pedia ajuda a pessoas desconhecidas hahaha e todas me ajudaram na maior boa vontade. Patinadores são show e acredito que todos querem ampliar os adeptos ao esporte por isso gostam de ajudar e ensinar.

Preciso me alongar antes de patinar?

Craru. Você tem que se alongar pra levantar da cama, meu filho! Qualquer alongamento é bem vindo principalmente antes de praticar esportes. Pega na interwebs um tutorial de alongamento.

Quais as dicas para manter o equilíbrio?

Cabeça antes dos pés. Para isso, flexione um pouco os joelhos e incline o tronco para frente. Fora isso, você só aprende caindo, o que é muito bom! Antes de aprender a patinar tem que aprender a cair.

Tenho muitas dores quando patino. Onde estou errando?

Pé formigando, canela dolorida, dedinho esmagado, calcanhar inchado. Tudo isso é relativamente normal, afinal seu pé está preso em um pedaço de plástico duro e quente. Se a dor está insuportável, se tem feridas, câimbras e essas coisas, tira o patins do pé. Preste atenção na postura também, isso conta muito!

O que é slalom?

São manobras em pequenos cones enfileirados. Mistura um pouco de coreografia, força, velocidade, giros e é lindo! Rsrsr Procura vídeos no Youtube!

Patins fitness dá pra fazer slalom / manobras?

Não é o adequado mas para aprender o básico dá sim. A base do fitness é maior e isso dificulta curvas fechadas e curtas.

Patins freestyle (manobras) dá pra passear no parque?

Siiiiiiim! Normal!

O que é rockear o patins?

É deixar as rodas das extremidades menores que as do meio. O mais comum é 80mm nas duas do meio e 76mm nas duas das pontas. Isso facilita as manobras porque resulta em instabilidade, possibilitando até mesmo girar no eixo.

O que comer pré e pós-treino de patins?

Vou dizer o que eu como, isso não significa que funciona para você. Como banana, barrinha de cereais, tomo whey, muita água, castanhas, atum… claro que não tudo junto rsrsrs são opções.

Bom, acho que é isso. Tem mais alguma dúvida? Comenta aí. Se for importante atualizo o post. Ah e se eu falei alguma merda pode corrigir rs.

Beijos e compra logo seu patins! 

Author: Luana Fernandes

Share This Post On
468 ad

87 Comments

  1. Menina, quando comprei o meu patins pesquisei tudo isso aí e esqueci um detalhe: velocidade!! Achei um patins powerslide super lindo só pq tinha 3 rodinhas de 100mm e numa promoção imperdível… não sabia que seria tão rápido (isso pq estava reaprendendo a patinar, já que parei aos 15 e voltei aos 30…hehehehe)… simplesmente não tinha aprendido a frear e fui andar numa rua que tinha uma leve inclinação… putz… acho que eu levei um “tombaço” a uns 40km/h já que eu só sabia gritar…kkkkkkkk… hoje eu ando com ele, mas ainda não me atrevo a ir pra rua por causa da insegurança que tenho e também como moro no interior as ruas têm um péssimo asfalto e apenas duas praças que nem são essas coisas pra andar de patins. Vou comprar um mais simples pra eu treinar melhor e acabar com esse medo!!!

  2. EU QUUUUUUERO UM PATINS MAAAAAANOW !

    Minha best friend vive me enchendo a paciência pra comprar, não que dinheiro não me falte, pq falta SIIIIM hahaha Mas não é esse o problema ainda, o problema é preguiça e vergonha na cara ! maaas não é preguiça de andar na bagaça .. eu vou pra acadimia todo os dias até de domingo porran! luuuuuuuuuuana, faz o picnic pra eu te conhecer e ir andar de patins hahahaha sua chataaaa!

    bjo ;*

  3. Sou doida para aprender, mas por aqui são pouquíssimos o lugares para andar, fora que não faço ideia de como comprar um.

  4. Perfeita!!!!!!! Amei o post *-* Amo patins!

    Já te disse aqui que andei quando criança, estava morrendo de vontade de andar de novo mas morrendo de medo de não conseguir mas lendo seus posts fui criando coragem e cada vez mais vontade comprei meu patins e por mim não tirava mais do pé (queria até poder vir para o trabalho e ir para a faculdade igual a Sakura Card Captor a do desenho mas não rola porque as ruas de Sampa não são iguais as dos Japão kkk).

    Hoje já vim com meus bebês na mochila saio daqui e vou para o Ibira aproveitar que minhas aulas não começaram e fugir do transito um pouquinho rs

    Continue divulgando o esporte please?! O Mundo tem o direito de saber o quando é maravilhoso! E viva o Patins!!!!!!!!!!

  5. Olá…

    ja ando de patins tem um tempo e confesso que suas dicas ajudaram…comprei o patins por impulso e hoje amo andar……troco qualquer programa para andar de patins!!!

    Preciso aprender bastante ainda….mais tenho você como inspiração!!!

    Adoro seu blog.

    Bjs

    Rebeca
    http://www.projetora.com.br

  6. Estou na poupança patins! Quem sabe no fim do ano?! rs

  7. Olá! Curto muito o seu blog! Cá entre nós, aprendi bastante coisa sobre Patins com ele!
    É o seguinte: me identifiquei com esses problemas que você citou, quando eu ando de patins fico com os pés doendo, canelas… (aliás, estou com um machucado grandinho em uma delas). Mas já até sei o porquê: eu estou andando torto, com os pés “para dentro”! Gostaria muito de encontrar você e sua turminha do Patins no Ibira, estou tentando ir lá pelo menos uma vez por semana, quero ficar boa de patins para começar a aprender as manobras de Slalom que é meu objetivo! Queria umas dicas de postura para eu parar de andar torto… Estou tentando e não consigo ficar com o pé retinho! E outra, canso muito rápido de andar, mas acho que é por conta disso. Não sei se é normal a pessoa andar uns 20 min e sentar rápido, he he.

    Espero te encontrar no Ibira, bjus e mais uma vez parabéns pelo blog que nos ajuda bastante!

  8. Oi Luana! Tô amando seus posts sobre patins!

    Quando criança tentei aprender, mas acabei desistindo. Agora a paixão falou mais alto e tô louca pra comprar um patins e aprender de verdade.

    A minha dúvida é que gostei muito de um modelo da Fila que tem rodas de 84 mm e rolamentos Abec 7, então, se eu comprar vou aprender a patinar com ele ou vai ser muito complicado pelo fato de ser de 84mm e consequentemente mais veloz? Um de rodas de 80mm facilitaria o aprendizado ou é a mesma coisa?

    Bjuss!

  9. Oi Luana,
    Estou acompanhando seu blog há pouco tempo, mas já estou adorando, virei fã! 🙂
    Na verdade não costumo deixar msgs em blogs, mas queria te contar que sua história de amor pelo patins me estimulou a (enfim) a pelo menos *tentar* aprender a patinar, e queria compartilhar com vc!
    Sempre gostei de patins (olho admirada pra quem passa de patins, deslizando quase como se flutuasse! Hehehe), mas minha na cabeça só vinha que só quando somos criança, somos capazes de aprender “essas coisas” (pré-conceito, eu sei!), e que não tenho equilíbrio, que sou descoordenada, blá, blá, blá… Mas depois de conhecer seu blog, me inspirei e fui atrás do meu “brinquedo” sonhado, que não tive de infância. Quando estava escolhendo os patins (com base nas suas dicas e ajuda do vendedor da Traxart) e o vendedor me mostrou todos os fitness e, por último, o freestyle, foi silogismo na hora com o seu nome no meio! hehehe “a Luana falou que esse dá pra patinar e também fazer slalom. Quero aprender slalom. Logo, esse é o certo!!” Fiquei me sentindo criança com a compra e, no domingo (anteontem) fui no Villa Lobos tentar pelo menos ficar em pé em cima dele!! Hahaha Bom, óbvio que não a “the best”. Nem esperava isso! Mas em 1h tentando, o saldo de apenas 3 tombos me deixou bem feliz e animada pra continuar aprendendo!!! Já percebi que não será fácil, mas vou continuar tentando e espero não desistir!  É isso, sei que já deve ter ouvido milhões de histórias assim, mas quis te contar a minha tb, pois estou feliz e, sempre que estou feliz, gosto de contar pra quem fez parte da felicidade, mesmo que de longe!! Bjs!!

  10. Vanessaaaa muito obrigada pela mensagem, animou demais meu dia! Não desista não, eu costumo brincar que cair de patins é bom pois estamos aprendendo algo, eu caio todo dia que ando por tentar aprender manobra nova rs. Beijos e continue firme <3

  11. Há um mês estou enrolando pra comprar meus patins. Por meu namorado amar andar de patins e eu ter lido muito que os resultados são mais rápidos que na academia, eu resolvi voltar a andar de patins, até pq andava quando era criança, por isso creio que vou ter que aprender novamente (patins não é como bicicleta).
    Lendo seu blog hj decidi que dessa semana não passa! Obrigada pela motivação.

  12. Ebaaaa Suellen que legal =) volta sim! beijos

  13. Luana tenho 100 kilos qual patins comprar ?

  14. Flavio,as marcas Fila, Seba, Rollerblade, Traxart e Powerslide suportam este peso tranquilamente.

  15. Bom comprei um patins hoje, comprei um bem simples apenas pra aprender a ficar de pé e depois ir aperfeiçoando, gostaria de companhia para andar de patins, vocês sabem de algum grupo aqui na zona oeste de SP, que se relaciona normalmente com amadores como eu ?………….. obrigada.

    Minha pagina do face é https://www.facebook.com/talita.marcondes.31 , se alguém tiver o mesmo interesse que eu, me adiciona, podemos conversar e marcar umas voltinhas aqui por são paulo

  16. Oiii, eu estou querendo voltar a patinar, dei uma pesquisada no site enjoei.com e achei um traxart baratiin com kit de proteção, até aí beleza, aí fui pedir opinião de um amigo que patina e ele me disse pra fugit dos traxart e comprar um fila. Queria saber se traxart é tãão ruim assim? Fila não achei pra vender usado e tá tão caaaro! Obrigada pela atenção, mega beijo e parabéns pelo blog!!

  17. Oi querida! achei lindo teu blog, muita informação boa, comei a andar de patins a poucos dias, comprei o meu número 36, mas ele fica meio soltinho no pé uso com duas meias, será que ainda assim vai dificultar pra eu aprender a fazer umas manobrinhas mais simples?? claro estou aprendendo ainda, então tudo é meio inseguro ainda pra mim e o patins também é de uma marca mais simples mas ele é muito confortável, macio e desliza muuuito.
    Quero ficar craque nessa história de andar de patins… estou andando até dentro de casa pra aprender a fazer a volta e a frear sem me estatelar kkkkkk amei teu blog vou continuar te acompanhando!!!
    beijão e sucesso pra ti!

  18. eu gostei do seu post! eu comprei um FITNESS POWERSLIDE com rodas de 80 mm e base de alumínio adorei paguei 248 nele (foi caro?) e paguei 43 nas proteções sem capacete! e realmente elas ajudam o tanto que cai a ponto de quebrar os botões do patins e não aconteceu nada comigo isso é o máximo.

    mas a questão que eu quero te perguntar uma coisa. (pedir na verdade) vc poderia fazer uma 3 parte do post mostrando as especificações técnicas tipo tamanho de roda e pra que serve materiais aquele tal de dureza e como funciona tipo o que vc fez com os rolamentos mas para mais especificações.

    desde já agradecido

  19. adorei o blog, tenho muita vontade de aprender a andar de patins,
    alguém conhece algum lugam ou alguém que ensine a andar de patins em Sorocaba

    parabéns pelo blog adorei bjus.

  20. Ameiiiii seu site, principalmente esse post. Faz anos que quero comprar um patins mas nunca encontrava alguém que me ajudava com as dúvidas e hoje vc fez isso. Estava concluindo uma compra de um patins OXER quando li a sua opinião e desisti. Absorvi bastante suas informações com relação às modalidades, ABEC, rodas etc., mas acontece que tenho dúvida. Vi que você tem tanto produto da marca Fila quanto da marca Traxart, dentre os dois qual vc me indicaria? Quero um patins pra manobras mas tbm para patinação/ passeio. As descrições com os produtos da Traxart são bem mais fáceis, com o da Fila fico meio perdida. Muito obrigada e parabéns. Vc é um insentivo e exemplo.

  21. Boa Tarde,
    Não andava de patins há muito tempo… Uns 5 anos mais ou menos.
    Resolvi voltar a andar e estou na dúvida em qual comprar.
    O que tenho aqui em casa é aquele baratinho de mercado, andei com ele de boa e achei fácil, mas ele não desliza direito e tenho que fazer maior impulso com os pés.
    Não estou muito bem financeiramente, mas também não quero comprar algo muito frágil.
    Pensei nesses modelo:
    Patins Fila Primo Xta Lady ou Patins Oxer Magma.
    O da fila está na promoção na centauro por R$600,00 (não quero gastar mais que isso).
    Qual você me aconselha a comprar?
    Tem algum outro modelo em mente que não ultrapasse esse valor e seja bom?

    Desde já, agradeço.
    Aline

  22. Vi esses outros dois modelos:
    PATINS BLADERUNNER PRO 80 W
    PATINS ROLLERBLADE ZETRABLADE W

    De todos qual é o melhor em relação a qualidade x custo? Para o meu objetivo?

  23. OI GOSTARIA MUITO DE COMPRA MEUS PATINS SÓ Q ESTOU COM 109 kilos por isso mesmo quero comprar por favor me indique um bom !!! ADOREI SEU BLOG …

  24. Parece que vou ser o único homem a comentar nesse post!!!
    Mas que dar os parabéns a autora que deu dicas muito importantes…
    Voltei a patinar depois de 10 anos…Realmente não a coisa melhor!
    Vou eu e minha esposa que está aprendendo,quando comprei os dois patins ela não se aguentava de ansiedade,pedia pra olhas todo dia nos correios pra ver se tinha chegado!
    Comprei dois Sirios da RollerBlade,são ótimos pra passeio e Fitness,quem aí estiver iniciando vai a dica na hora de comprar referente modelos:
    Zetablade,sirio,BladeRunner…São ótimos pra quem está iniciando e tbm pra intermediários que ja manjam um pouco!
    Grande abraço a todos e boas patinadas!!!!

  25. Oi, Luana. Eu sempre quis andar de patins, mas não aprendi durante a infância e isso gera insegurança até hoje. Outra questão é que estou bem acima do peso e tenho medo de quebrar o pescoço *dramática* dsjpDAOISDJIOAsjd. Aí eu encontrei o seu blog que me encorajou (obrigada!). Estou pesquisando patins e surgem dúvidas. Estou semi apaixonada pelo Rollerblade New Jack 5, primeiro porque dizem ser confortável, muito estável e resistente. Segundo porque as rodas de 60mm correm menos (e eu quero ir pro serviço de patins e tenho medo de ir muito rápido, já tenho ido de bike e tbm tenho esse medo, o trânsito aqui não é muito amigável). O que você sugere, o New Jack 5, ou um Rollerblade Fusion pra alguém que tem 110kg e não sabe nem ficar em pé em um patins?
    New Jack > http://www.rollingsports.com.br/patins-rollerblade-new-jack-5-2014
    Fusion > http://www.rollingsports.com.br/patins-rollerblade-fusion-x3-2014

    Vi uns oxer e uns traxart tbm, mas não sei se aguentam meu peso. :\
    Ah, e parabéns pelo blog, amei. \o/

  26. Oi Luana adorei o post! Quero comprar um patins de qualidade, duradouro e confortável….gostaria que vc me indicasse os mais em conta (custo/beneficio)….para passeios, slalon, e que tenha boa velocidade…enfim bom patins para me divertir !

  27. você falou da marca oxer
    “Curtiu patinar mas não sabe se vai ter tempo e vontade de ir mais vezes? Compra um patins que quebre o galho. A marca Oxer é boa para quem se enquadra nisso.”
    gostaria de saber se é um patins bom para aprender sendo que gostaria de andar mais seguido, ou ele não vai durar e/ou criar vícios ruins depois de trocar de patins e pegar um melhor, pois é um patins que na atual circunstancia se enquadra no meu orçamento.

  28. Moça… Tenho vontade de voltar a patinar desde que parei com o esporte há 9 anos por problemas de saúde. Mas eu eengordei muito e perdi a coragem. Estou em busca de um patins para reaprender e buscando no Google, dei de cara com seu artigo. Acho que me inspirei de novo agora! Fiz várias pesquisas e vou voltar a patinar! Obrigada pelas explicações, me ajudaram muito!

  29. Tenho 23 anos e sou apaixonado por patins, com um pequeno detalhe: nunca andei em minha vida, acabo de comprar um e estou super entusiasmado, mais ainda com seus post´s.
    Obrigado 😀

  30. Aiii ultimamente ando desanimada e não sei oq fazer ….faço niver na próxima semana e pedi um patins de presente ao meu marido, esse seu post me animou,,,,pois posso juntar duas coisas q qro em uma só aprender a patinar e emagrecer,,,espero que de certo

  31. Andei de patins na infância e estou muito animada a voltar a andar…. tem 12 anos que não calço um patins. Gostaria de saber quais itens de segurança são imprescindíveis….

  32. Olá ,peso 114quilos e tenho 1,80 de altura ,sou gordo e forte pois treino musculação…
    Meu trabalho fica a 5 quilômetros de distância e estava pensando em ir para o trabalho de patins ,usando mochila… Vou pegar só reta porém tem bastante trânsito e provavelmente vou ter que andar pela calçada que é cheia de obstáculos !! Vou ter que fazer manobras para passar por esses obstáculos com velocidade ,enfim. Será que rola eu me aventurar nisso ou estou viajando ? Tenho 34 anos , qual seria o patins ideal para eu fazer esse percuso ?

  33. Bom dia Lu,

    Comprei fazem dooooiiis dias (kkkkkk) um Oxer Magma pra brincar de vez em quando, não fui em nenhum parque ou praça ainda, mas ando na rua de um bairro novo atrás do meu, onde nem tem gente morando ainda e o asfalto é novinho. Estava pensando em ir trabalhar de patins, pois apesar do “transito” (cidade pequena, sabe como é né, o povo é lerdo, só faz merda e nada flui aqui como em sampa kkk) é uma linha reta, vira a esquerda e linha reta infinitamente.

    O que vc acha ???
    espero sua resposta !!! Bjsss

  34. Galera sou carioca moro em Niterói, estou indo amanhã comprar o meu Zetrablade para andar ao lado do meu filhote de 3 anos que anda de bicicleta, andei de patins quando tinha 13 anos e andava muito bem, depois disso nunca mais andei vou voltar a andar amanhã assim que comprar o patins.

    Adorei o Blog muito legal!!

  35. Stephanie, tudo bem? Então, pra andar na rua tem que saber frear, saber cair sem se machucar muito e usar os equipamentos de proteção… se quiser dicas vê os posts com vídeo sobre patins =) bjos

  36. Luana, parabéns pelo blog, de leitura prazerosa.

    Atualmente peso 137,5 quilos. Apesar de ser um número assustador, não sou sedentário. Pelo contrário, sou disposto, faço natação (nado 2000 metros por treino em média). Tenho duas hérnias de disco que tenho que conviver. Por isso não posso correr, por exemplo.

    Gostaria de experimentar, ver se não sinto dores na coluna, e depois comprar um patins.

    Com isso peço sua ajuda para duas questões:

    Existe algum lugar menos “balada” que o Roller Jam para eu experimentar?
    Sabe se existe algum fabricante que suporte pessoas levinhas como eu?

    Obrigado

  37. Oi, Rodrigo! Então, eu sei que marcas como Fila Skates, Traxart e Seba Skates aguentam em torno de 120 quilos. Acho legal você escolher uma marca e tentar entrar em contato com o SAC para saber direitinho. Você pode começar a patinar em parques como o Ibirapuera (você é de SP, né?), tem muita gente começando. Roller Jam tb é legal porque tem todos os níveis lá e ninguém repara se você não sabe, aliás até ajudam, mas realmente é bem balada mesmo rs…
    Bjos

  38. Eu quero um

  39. meu patins veio com rodas 72mm. Posso trocar por rodas maiores? tipo 80mm?

  40. Não porque não vai ficar espaço entre elas pra girarem.

  41. Parabéns pelo blog,, , mas tenho 1,93 peso 149k,será que existe alguma possibilidade de perder peso praticando esse esporte.. Ah e existem produtos para robustos como eu. Kkk vlw abraços.

  42. Oi Luana.
    Gostei muito do seu post, sempre fui louca por patins e andei até os 15 anos e depois parei. Fui no sábado no shopping e acabei ganhando um do meu namorado, ele comprou na loja Traxart la tem vários modelos bem legais. Ganhei no sábado e já fui toda feliz tenta anda no Ibirapuera. A única coisa que atrapalhou foi que senti tudo aquilo que vc falou, formigamento e um pouco de dor no pé pq está um pouco apertado e gostaria de sabe como faço para lacear já que meu pé é magrelo isso muda com o tempo ou tem como lacear?
    valeu pelas orientações anteriores.

  43. Sim com o uso ele laceia, Solange.

  44. Ola Luana…

    Eu sou doida por patins desde criança,mais um detalhe rs patinei só ate os 10anos de idade…

    Eu comprei um patins simples da oxer, e tentei patinar mais ,bom nao so mais a criança de antes rsrs nao consegui…

    Nao tenho equilibrio mais no patins… Confesso estou acima do peso,um dos motivos pelo qual gostaria de patinar.

    Você teria alguma dica, do que eu posso fazer pra voltar a ter equilibrio?.

  45. Puxa vida nem me pergunte de ficar bravo. Pra mim foi a dor na lombar, passei por momentos bem pesados, fiz at

  46. Comprei meu patins, e coloquei duas vezes ate agora, doi meu pé, achei q ia ter q emagrecer pra andar, fico muito feliz em saber q posso msm acima do peso, já que o comprei para emagrecer, adorei seu post, volto assim q puder, beijãooooo.

  47. kkkkkkkkk adoreiiiiiiiiii kkkk….

    Acordei na segunda – feira com a ideia de patinar….
    Estou eu aqui numa ansiedade tremenda esperando o cartão de crédito virar (só vira dia 28) para poder comprar.
    Na adolescência andei muiiitooo de patins mas só agora aos 30 vou retomar. (ai que medo kkkkk afinal, hoje não posso nem pensar em cair e machucar kkkk… pq o trabalho muiitooo me espera … vou só tirar onda e sair do sedentarismo kkkkkk).
    A ansiedade é tanta que desde de segunda – feira venho lendo algumas coisas e hoje me deparei com esse post máximooo de Luana rs…
    Parabéns por sua originalidade…

    Moro na Cidade de Mongaguá / Litoral Sul de São Paulo. Aqui não temos muitas opções para esse esporte devido a pavimentação por lajotas massss ontem mesmo encontrei um local bem estratégico (orla da praia de Itanhaém) huahuhau kkkk….
    Beijinhos

  48. Oi, genteeeee!!!
    Olha, eu dou o maior apoio para quem está começando. Confesso que fiquei muito sem graça quando fui fazer a minha primeira aula. Como já passei um pouquinho dos 30 e sou gordita :), fiquei insegura e achando que todo mundo ia ficar rindo de mim. O preconceito vem da gente, sabia? Na verdade, todo gordinho (ou quase) tem esse medo: de achar que todos estão rindo dele. Mas querem saber? Eu me senti poderosa quando a minha “Prô” começou a me dar os primeiros exercícios. Comecei em março. Dei uma pausa breve agora em abril por motivo de trabalho, mas já estou ansiosa para voltar.
    Se na sua cidade tiver patinação no gelo e for de seu interesse, faça! Vc não vai se arrepender! Vc se sente leve, de bem com a vida. Mas, se não tiver, vá para os parques, para as praças, para as ciclovias, para as ruas bem lisinhas… o importante é vc se sentir bem fazendo o que gosta, seja com lâminas ou rodinhas! 😀
    Em relação à comida, falo por mim, galera, não comam antes dos treinos. Duas vezes eu fiz isso e fiquei muito enjoada. Depois das aulas, um iogurte, um suco, uma barrinha de cereais, acho que funcionam muuuuito bem.
    Bem, estas são as minhas humildes dicas e espero poder compartilhar ótimos momentos com vcs!
    Eu não tenho Face, mas quem quiser, pode me seguir pelo Instagram: @wendyeeu
    Em breve estarei compartilhando ótimos momentos na patinação com vcs!!!
    Luanaaaa!!! Parabéns pelo incentivo e muito obrigada por compartilhar tudo isso com a gente!!!
    Um rollerbeijo a todos!!!

  49. Olá! Tenho 34 anos e nunca na minha vida havia andado de patins – e na real ainda não… RS –
    Novembro de 2014 pedi um patins de aniversário para o meu marido e ele me deu. Hj, 5 meses depois, só tentei uma única vez, e assim mesmo só no corredor aqui da vila.
    Ter encontrado VC e esse texto foi muito bom!!! Ele me deu ânimo p tentar aprender. Continuarei seguindo suas postagens.

  50. Haha Amo Patins Cara

    os ralfs de macapa não são grandes mas dao pro gasto 🙂

    Eu Gosto mas do ralf é tão top

    minha glr tem um grupo de patinação se chamam os Traxarts kkk pq todo mundo so usa traxart

    enfim ..comprem o patins de vcs pq vcs não sabem oq perdem

  51. oiiiii, eu comprei um patins de 72 mm ,82A,posso colocar rodas de 76mm no meio,para praticar slalom? bjs

  52. OI, Gaby. Provavelmente não porque se as rodinhas são maiores do que as originais, não vai ter espaço para elas girarem.

  53. Luana,
    AMEIII seu post, parabéns pela iniciativa em ajudar 🙂 Bjs

  54. Flor de DEUS!!!, achei seu blog pesquisando sobre patins, e já amei!
    Eu andei muito de patins quando tinha meus 14 anos, agora aos 33 resolvi voltar a andar. Ai pensei…vou comprar um Rollerblade q era meu sonho de infância… Antes de comprar peguei um patins de uma amiga, e fiz o teste… consegui parar em pé, mais confesso q não é como andar de bike q aprendemos apenas uma vez e vale pra vida toda!!, Andei por 5 minutos, e quase tive um troço nas pernas… ou seja, deve mesmo fazer um bom exercício com elas rsrs… Enfim, quando o meu chegar espero realmente conseguir usar bem… Comprei um com a roda de 100mm, o q me deixou bem preocupada agora q li o comentário da Lícia no dia 07 de fevereiro de 2014… Sugere alguma dica pra eu não começar caindo tanto ? kkk

  55. Oi, Lara. Não tem como dar dicas para não cair, a dica é: caia direito! Rsrsrsrs veja o vídeo de primeiros passos de patins para ver o jeito certo de patinar para não desequilibrar e cair para trás. Se o tombo não tiver jeito de ser evitado, tente cair de lado com a parte mais fofinha do quadril.

  56. Comprei um patins Faster da Traxart n°42 (calço 40/41), mas sinto uma dor intensa na sola do pé depois de alguns minutos andando, aparentemente o patins já está laceado, mas ainda sinto essas dores. Gostaria de saber se essas dores são normais. Talvez não sejam pois as vezes sinto muita necessidade em tira-los.

  57. Olá, eu sou de Curitiba-PR e patino de In Line desde 94. Já tive vários modelos de patins, pratiquei várias modalidades e li aqui várias “dicas” que são furadas (não agregam).
    Acho super bacana sua iniciativa, porém, deve-se tomar cuidado, afim de preservar os leitores/patinadores, principalmente os iniciantes.
    Olho vivo e faro fino…e bora patinar que o mundo é grande.

  58. Oi, Marcelo. São dicas baseadas na minha vivência, sempre deixo isso muito claro, não é uma obrigação as pessoas seguirem ou não. Aliás, você poderia indicar quais foram as dicas “furadas” e me ajudar a enriquecer o post. Faria isso? Obrigada!

  59. Oi Luana, queria um super help teu!!! Ganhei um patins do meu namorado, fiquei super feliz e animada, só que quando calcei a primeira vez, senti muito apertado nos dedinhos, depois de uns 35 minutos, senti meus dedos meio que formigando. O calcanhar até consigo mexer, pra cima, maaaas os dedos apertados. Ai já me desesperei achando que era o tamanho errado e sem chance de troca, veio de fora. Queria saber de ti se é normal, se melhora com o tempo, alguma dica do tipo. Eu calço tênis 38, o patins é 40 europeu, acho q 39 aqui e mesmo assim apertou os dedos ;/// o modelo é powerslide, não sei se faz diferença..

  60. Oi, Jessica! Vamos lá… vc calça 38 e o patins é 40 europeu? Acho que convertido ele fica tamanho 38, dei uma pequisada aqui no Google. Ele aperta na frente ou dos lados nos dedos? Porque se for dos lados é normal mesmo porque o “acolchoado” de dentro vem mais espesso e depois vai pegando o formato do seu pé. Outra coisa, tenta usar com meia mais fina agora no começo e vê se sua pisada esta certa também, se você não esta deixando o pé torto quando anda… Isso influencia também =) Beijos

  61. Tenho 32 anos e patinei muito com 15 anos, adoraria voltar a patinar mas tenho medo de não conseguir mas ficar em pé no patins kkkkk …. Será que ainda lembro?? Adorava patinar me trazia paz sentir o vento no rosto.

  62. Oi, Bruna, Consegue sim! No começo dá um pouco de insegurança mas logo você lembra como era e pega confiança =)

  63. Qro comprar um modelo GLITTER preto da Traxtar, mas qria saber o q significa 78A ou 83A… O modelo q escolhi é 83A, o fabricante disse q é o mais adequado pra prática q pretendo ter… Me ajuda, Luana?
    Valeu, por hora.

  64. É a maciez / dureza das rodinhas… essas são as mais macias, que tem mais aderência no solo =)

  65. Oi Luana, obrigada!!! Adorei as dicas e tudo mais que encontrei em seu blog. Agora estou com um problema sério. Comprei o meu patins de forma racional e a escolha foi um intermediário para praticar slalom entre cones, passeios urbanos e freeride, o problema é que ainda estou nos primeiros passos e no dia a dia conseguir equilibrar para as primeiras patinadas tem sido uma tarefa muito difícil :/ Estou suando horrores, mas não penso desistir… vendo muito tutorial sobre como frear pq o meu patins (traxart expert) não possui freio e não há compatível para adequar. Fico observando as pessoas patinarem pelas ruas e elas parecem até flutuar, mas quando me vi patinando (minha sobrinha gravou cada tombo desde a compra até o dia de hoje 🙂 pareço tão pesada… É assim mesmo????

  66. OI, Rilda! Sobre os freios, é muito melhor aprender a patinar sem, porque eles sinceramente não ajudam em nada, não dão segurança nenhuma e podem até atrapalhar. No começo a gente fica inseguro mesmo de se soltar em cima do patins, é normal. Pega meu vídeo de primeiros passos de patins e vai treinando no corredor de casa ou em cima de um carpete que desliza menos, até você se sentir segura. Beijão!

  67. Olá Luana

    Estou querendo voltar a andar de patins e me veio uma duvida, faz muito tempo que não ando de patins e adorei um patins que vi na Centauro, porém ele não tem freio, é possível comprar freio a parte ? Eu posso comprá-lo mesmo fazendo muito tempo que não ando?
    O meu objetivo é andar na rua mesmo, praças e no ibirapuera. Pode me ajudar?

  68. Oi, Cristiane! O freio não ajuda em nada, até mesmo atrapalha. No meu canal do Youtube tem vídeos ensinando a frear. youtube.com/manequim40

  69. Luana, amei seu blog! e por conta deste post vou voltar a patinar, acabei de comprar um patins da Oxer que já estava namorando e sua recomendação ajudou bastante. Nos encontramos nas pistas menina *-*

  70. Olá, estava procurando sobre patins na NET e achei seu blog, gostei bastante das suas dicas, estou pensando seriamente em comprar um para mim, já q aki na minha cidade Arapiraca AL, moro bem próximo de uma praça liiiinda e enorme onde todas as noites pessoas se encontram pra patinar, andar de skate e por aí vai.. Meu problema é q tenho vergonha e mesmo com toda sua explicação ainda não sei qual o melhor tipo de patins para mim, eu peso 139 kgs, nunca na minha vida andei, mas sempre q vejo alguém patinando fico extasiada, me dá um frio na barriga, e minha mente me diz, VC precisa experimentar.. rsrs sempre gostei de praticar atividades físicas, mas depois q tive depressão não consegui superar esse bloqueio, e gostaria de começar com o patins.. O que VC me diz sobre isso? Desde já obg!

  71. Oi, Valeska! Deve começar a patinar sim! No começo eu também sentia vergonha por ser gordinha mas fui perdendo o medo e a timidez, afinal, você está fazendo isso por você, não pelos outros! Só lembre de compras as proteções, tipo joelheira, capacete, luvas! bjos

  72. Olá!
    Muiiiiito obrigada pelas dicas, me animou ainda mais a comprar um patins, mesmo que com o medo e a vergonha de andar de patins… rsrsrrsrs…. eu vou conseguir…. Continuarei seguindo suas dicas que são de grande valia. Obrigada!

  73. Vou comprar o meu esta semana, estou com 42 anos e é um sonho que carrego desde criança, vou realiza-lo rsrs… Devo quebrar a cara algumas vezes , mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena, beijos….

  74. Olá, comprei 2 pares de traxart zephyr, para mim é para minha esposa, porém o meu na perna esquerda sinto dores fortes acima do tornozelo uns 10 cm, na perna direita não sinto nada, o da minha esposa ela não sente nada.
    Será que tenho algum problema na perna ou pode ser defeito do patins?? Ah e também não consigo patinar direito justo com a perna esquerda, parece que o patins está bambo perto dos dedos e a rodinha da frente fica tombada para dentro parece.

  75. Luana, que site massa! Parabéns!!

    Eu comprei um patins de velocidade, com rodas de 100mm, mas não me adaptei. Você recomenda que eu troque as rodas? Obrigada!

  76. Oi, Fabio! As dores podem ser por falta de costume mesmo ou porque está pisando torto. Tem que prender bem as presilhas e velcros pra ficar bem firme.

  77. Olá, Daiana. Obrigada pelos elogios! Trocar as rodinhas não vai adiantar muito porque a base vai continuar do mesmo tamanho. bjos

  78. Oi eu queria saber se todos patins street são pesados , pq eu comprei um traxart black e eu achei pesado , se puder me ajudar , obrigado

  79. São mais pesados sim, Daniel

  80. Olá Luana, gostaria de saber se tenho que comprar o patins na mesma numeração que uso aqui no Brasil ou na numeração do exterior? Pois vou comprar pela internet. Abraços.

  81. luana vc acha que devo trocar as rodas do meu mixxer traxart para passear ou ando com elas originais slalon mesmo ???

  82. Pode usar pra passeio também, Ronaldo. Não tem problema nenhum!

  83. Oi luana tudo bem? eu amei o seu blog super legal e vou ficar mega feliz se me responder tirar minhas duvidas pra eu enfim comprar meu patins que estou super ansiosa kkkk.. quero aprender e começar a patinar, a ultima vez que eu andei eu era criança, então sou uma iniciante rsrs, quero comprar um patins excelente! mesmo sendo iniciante não quero comprar um cujo o qual teria que trocar-lo depois, entende.. quero saber oq vc me indica marca, TAMANHO DAS RODINHAS , quero um patins que eu possa patinar em qualquer piso principalmente asfalto, e fazer algumas manobras tbm rsrs..minha amiga fala que eu tenho que comprar um com as rodinhas de 90mm… me ajuda quero comprar logo meu patins!!! abraços!!!

  84. Oi, Evelyn. Se você está disposta a investir num patins forte e que você possa aprender manobras, é melhor um freestyle. Os freestyle normalmente tem rodinhas de 80mm e servem para asfalto tb. Indico as marcas Seba Skates (um pouco mais cara) e Fila Skates modelos NRK, que tenho parceria no blog e dá desconto usando o código MANEQUIM40 no momento do pagamento, comprando pelos sites http://www.lojafilaskates.com.br e http://www.inovaesportes.com.br

  85. Achei muito legal o seu post! Comprei um patins pra mim, faz um ano e pouco e não tenho coragem de andar porque não consigo encontrar equipamento de proteção do meu tamanho, as joelheiras ditas “G” passam longe disso e nunca encontrei uma que fosse “GG”! Alguma dica de algum lugar legal que venda equipamento de segurança bom e de tamanho especial??

  86. Comprei um patins oxer freestyle um numero a mais, mas mesmo assim ele aperta meu pé, vc sabe se ele laceia?

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *