formats

Quem me segue no snapchat lua_fernandesz viu que eu fiz um brigadeiro de biomassa de banana verde e hoje vou mostrar aqui o passo a passo, desde o preparo da biomassa caseira até o leite condensado e o brigadeiro.

Minha nutri recomendou o consumo da biomassa para deixar minha flora intestinal mais saudável, já que ela ajuda na reconstrução da mucosa e na formação de colônia de bactérias benéficas. Mas muito mais do que ajudar a fazer cocô, a biomassa ainda é rica em vitaminas, fósforo, magnésio e potássio e por ainda não estar madura possui uma concentração maior de nutrientes. Ah! E ainda ajuda no emagrecimento porque prolonga a saciedade e ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras.

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao preparo e ao uso da biomassa de banana verde nas receitas, por isso vou colocar aqui o passo a passo de como eu fiz e também sugestões de consumo, como o brigadeiro!

Você vai precisar de meia dúzia de banana verde – a mais verde que você encontrar , água e panela de pressão.

 

biomassabananaverde1

 

Primeiro você vai cortar as bananas do cacho, tomando muito cuidado para não abrir a casca. Depois vai lavá-las e colocá-las na panela de pressão com água cobrindo e levar ao fogo.

 

biomassadebananaverde2

 

Quando pegar pressão, conte 8 minutos e desligue, deixando sair a pressão naturalmente por aproximadamente 15 minutos, assim essa água vai continuar cozinhando as bananas até o ponto ideal.

Abra a panela, mantenha as bananas na água quente e vá tirando a casca de uma por uma e colocando no processador ou liquidificador. Você pode tentar fazer num mixer também, mas acho que o processador é mais forte para este tipo de massa. Processe todas as bananas juntas até formar uma massa lisa, consistente e sem pedacinhos.

 

 

 

A biomassa de banana verde pode ser congelada em potinhos por até 2 meses e usada em shakes e vitaminas ou em receitas na função de espessante, como molhos, cremes e doces.

Eu resolvi testar o leite condensado e o brigadeiro de biomassa e foi fácil de fazer, mas já vou adiantando que o sabor não fica nada parecido! Fica gostoso se você não for com a ideia de “huuummm vou comer um brigadeiro delicioso sem culpa” mas sim com a ideia de “opa uma meleca de cacau e biomassa que posso comer quando eu estiver com vontade de doce”.

O brigadeiro de biomassa de banana verde tem mais gosto de biomassa do que de brigadeiro rs mas se você se concentrar em sentir o sabor do cacau vai ver que no final é gostoso e você acostuma.

Para o leite condensado, você vai bater no liquidificador a biomassa, um pouco de leite morno desnatado ou de arroz ou de amêndoas ou o que preferir e adoçante a gosto. Como eu usei leite desnatado, para dar um gostinho melhor coloquei 2 colheres de leite em pó desnatado também. A consistência fica igualzinha, já o sabor nem tanto. Ainda usei adoçante em pó e eu sempre sinto muitooo o gosto dele, prefiro em gotas.

Já para o brigadeiro, eu derreti um pouco de manteiga, coloquei o leite condensado de biomassa e 2 colheres de cacau em pó, mexi até engrossar um pouco e depois coloquei na geladeira. Mais uma vez, a consistência fica igualzinha, mas o sabor tem que ir acostumando aos poucos.

Uma forma que adorei comer este brigadeiro foi com banana (a madura rs) e fica muitooo bom!

biomassabananaverde4

 

E você? Já fez alguma receitinha com biomassa de banana verde? Me conta!