formats

Olá! Quem me segue no Snapchat e no Instagram (ambos lua_fernandesz) já deve ter visto que estou cultivando Kefir tem uns 3 meses +-. Decidi fazer isso porque dizem que regula a flora intestinal e este foi meu principal objetivo – que realmente dá certo! -,  mas os benefícios vão muito além de fazer um cocozão bonito e diário!

O probiótico é uma colônia de microorganismos composta basicamente de proteínas e polissacarídeos. É formada por lactobacilos e leveduras que fermentam em diversos substratos, sendo mais comum o leite.

Tudo o que eu sei do kefir é através de pesquisas e da minha experiência e pelo que me lembro a colônia se alimenta da lactose, ou seja, o resultado do iogurte de kefir é uma alta fonte de proteínas , com baixo teor calórico e pouco carboidrato e lactose.

Uma poção de 175ml de kefir de leite contém:

Proteína: 6 gramas

Cálcio: 20% do VDR

Fósforo: 20% do VDR

Vitamina B12: 14% do VDR

Riboflavina (B2): 19% do VDR

Magnésio: 5% da VDR

Vitamina D

Como vimos, é cheio de nutrientes, mas também protege os ossos, é aliado contra o câncer, é bom para a pele, é antibacteriano, ajuda em problemas digestivos, melhora alergias e asma, entre outros.

Neste vídeo que retirei do meu snapchat, eu ensino uma receita de Yakult de Kefir. Fica muito parecido e muito gostoso!

300 ml de soro de kefir / 50 ml de iogurte de kefir sem coar / 5 gotas de essência de baunilha / Adoçante ou mel a gosto

 

E também já fiz uma receita de grego de maracujá. Só coar o kefir durante a noite na geladeira e bater com maracujá.


Você pode inventar diversas receitas doces ou salgadas, dá até pra fazer cream cheese, patê, mousse…

A cultura do kefir é como a de qualquer outro lactobacilo. As pessoas não podem vender, somente doar. E agora cultivando eu sei o motivo: a colônia simplesmente multiplica de tamanho de uma semana para outra, ou seja, pra que vender se está sobrando e pode doar? Se você quer pegar uma doação de kefir, entre em grupos no Facebook ou pesquise na Internet. Tem pessoas que enviam o kefir desidratado pelo correio e tem quem doe congelado, aí precisa ser entregue em mãos. Eu moro no ABC em SP e tenho doação de kefir de leite congelado, quem quiser, é só deixar um comentário aqui =)

Para cultivar o kefir de leite é simples. Você só precisa de um pote de vidro de +- 500 ml, um elástico, um paninho limpo ou guardanapo de papel e uma peneira. Se você receber ele desidratado, basta colocá-lo no vidro com leite. Se receber congelado, deixe descongelar em temperatura ambiente por no máximo 1 hora e coloque no vidro com uns 2 dedos de leite, depois de 24 horas descarte este leite. Normalmente a doação é de 1 colher de sopa, para esta quantidade, adicione em média 400 ml de leite, tampe o vidro com o paninho ou guardanapo e passe o elástico para prender. Deixe fermentar, passe na peneira separando os grãos do iogurte e consuma o iogurte. Repita o processo de colocar os grãos no leite.

Algumas dicas:

Nunca deixe o kefir destampado, pois mosquitinhos podem colocar ovinhos e aí seu kefir estará perdido.

Os grãos “gostam” do escurinho, então pode enrolar o vidro com um pano ou deixar dentro do forno ou microondas desligados.

O meu kefir, como recebi no inverno, está demorando de 24 a 32 horas para fermentar. Quanto mais calor, mais rápida a fermentação, então no verão pode levar em média 12 horas. Quanto mais tempo fermentando, mais ácido ele fica.

Colocar uma colher de leite em pó ajuda a fermentar mais rápido e ficar menos ácido.

O sabor é um pouquinho difícil de acostumar por conta da acidez, mas só nas primeiras vezes. Dá para adoçar, misturar com frutas, fazer mousses…

Nunca esquente os grãos de kefir! E nas receitas, quando o iogurte de kefir é aquecido, perde a maioria das propriedades, então evite!

A multiplicação da minha colônia aconteceu depois de mais de 1 mês, porque os grãos demoram a acostumar com o leite, com o ambiente, com a temperatura.

Sempre use leite de boa qualidade e evite trocar de marca. E os bichinhos comem, viu! Prepare o bolso rsrsr

Quando a colônia atingir mais de 2 colheres de sopa, você pode separar e congelar a metade. Tenha sempre uma muda de kefir congelada para você, vai que acontece algum acidente, né?

Para doar congelado, basta separar 1 colher de sopa e colocar num saquinho ou potinho plástico limpo no congelador. Para enviar pelo correio sinceramente não sei muito, mas pelo que li, tem que colocar no leite em pó. Melhor dar uma pesquisada ;)

Coar o kefir se torna um hábito. Eu deixava um recado na geladeira para coar mas nunca esqueci.

Se você precisar viajar por alguns dias, deixe o kefir com o leite na geladeira, pois a baixa temperatura retarda o processo de fermentação. Se precisar viajar muitos dias, aconselho levar o kefir junto, pois são seres vivos e tem sentimentos hahaha ou então congelar e refazer todo o processo quando voltar.

 

Um beijo!